21 de set. de 2012

Dia da Árvore - 21 de setembro


     A Festa Anual das Árvores foi instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965 (Decreto Federal nº 55.795 de 24/02/1965), em sibstituição ao Dia da Árvore. Logo, oficialmente não existe o dia da árvore. Mas, culturalmente esse dia continua sendo comemorado.

     Porém, de acordo com o decreto de Castelo Branco, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, há duas datas diferentes para esta comemoração: dia 21/SET para os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e última semana de março para os estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia.

     O dia 21 de setembro foi escolhido em razão da chegada da primavera, quando as árvores, e a vegetação em geral se renova e apresenta aparência mais viva, além das flores, que decoram a estação.

     O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta é festejado em 22 de Maio. E nos Estados Unidos, o Dia da Árvore é comemorado desde 1972 no dia 23 de setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado. Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o Dia da Árvore é comerado no dia 21 de março. Como vemos, assim como a natureza, essa data se adapta ao ciclo de cada local...

       A saber, quanquer planta viva, lenhosa e ramificada com mais de 7 metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto.

     As árvores mais altas do mundo, os eucaliptos australianos, chegam a cerca de 165 metros de altura. Já em diâmetro da base do tronco, as sequóias da Califórnia chegam a 13 metros, e a uma longevidade de 2.000 anos.

     As árvores são o principal componente da biomassa dos continentes. Por isso, também são usadas nas estratégias de sequestro de carbono como forma de balancear as emissões de poluentes. Mas, além do carbono, as árvores acabam absorvendo e bioacumulando muitas outras substâncias, nos beneficiando de formas diferentes.

     Para os ecossistemas, elas são a própria flores, ambiente de muitas espécies e sem a qual não sobrevivem. São o hábitat, a casa, de espéices que passam o tempo todo no dossel (copa das árvores), como animais (macacos, preguiças, aves, etc.) e plantas (orquídeas, bromélias, samambaias, etc.). Por isso e muito mais são consideradas componente chave dos ecossistemas.

Fontes:

Putzke, J. 2009. Educação Ambiental: projeto e processo. 1ª ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 200 p.
Wikipédia - Dia Mundial da Árvore. Disponível em: . Acessado em 21/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário