11 de set. de 2012

Meio Ambiente - Questão Ambiental - Para Refletir


Meio Ambiente



Divulgar e debater assuntos e fatos sobre os problemas ambientais regionais específicos, bem como problemas mais amplos e complexos, é o fim último, em termos de responsabilidade sócio-ambiental, de um periódico como este.
Através de pesquisas e textos de especialistas, buscaremos apresentar temas enfocando principalmente modelos de desenvolvimento e gestão e suas relações com o meio ambiente, questões e problemas ambientais da região de Foz do Iguaçu e Paraná, aspectos de gestão e conservação ambiental relacionados ao Parque Nacional do Iguaçu e respectiva área de amortecimento bem como de outras unidades de conservação (UCs).
Também serão apresentados matérias sobre tecnologias, eventos e fatos e suas implicâncias para o meio ambiente, entre outros assuntos relacionados.
A divisão desta seção incluirá duas subseções: Questão Ambiental e Biotecnologia.

Questão Ambiental

Para inaugurar nossa seção sobre meio ambiente, algo para feflexão, e que reflete a percepção ultima que nos motiva fazer o que fazemos.

Para refletir

“Durante milênios, acreditamos que somos criaturas escolhidas por Deus, que estamos aqui por alguma razão sobrenatural e que, portanto, estamos salvos de uma destruição final. Esse tipo de atitude, que somos escolhidos dos deuses, protegidos dos guardiões celestiais, convenientemente transfere a responsabilidade que temos pela nossa sobrevivência para entidades sobrenaturais. Ao contrário... a menos que aceitemos a fragilidade da vida na Terra e nossa solidão cósmica, jamais agiremos para preservar o que temos. E as conseqüências disso podem ser irreversíveis.”

Marcelo Gleiser
 Nascido no Rio de Janeiro, em 1959, é físico, astrônomo e professor. É sem dúvida um dos cientistas brasileiros mais importante da atualidade. É pesquisador e professor de Física e Astronomia do Dartmouth College (Hanover, EUA). Também é autor de uma coluna de divulgação científica da Folha de São Paulo, e já fez parte do grupo de pesquisadores do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), em Chicago, e do Institute for Theoretical Physics (Califórnia), além de ter recebido bolsas de pesquisa da NASA e da OTAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário