31 de mai. de 2013

Mania Conspiracionista ou Fato?

Me deparei recentemente com esse vídeo no YouTube:




http://www.youtube.com/watch?v=tTqK_GEENgs&feature=youtu.be

Parece a mais pura paranoia conspiratório. Mas não consegui evitar de ficar com uma pulga atrás da orelha.

Ora, se existe uma ferramenta que permite acessar facilmente informações estratégicas de milhões de pessoas, por que não utilizá-la?

Se o contrato realmente transfere a propriedade do que é publicado totalmente para o Facebook, o Facebook pode vender ou conceder o acesso a esse banco de dados quando desejar e por qualquer valor.

Há um nível de exposição muito alto nas redes sociais. As pessoas expõem muito mais do que fariam na vida real. Se sentem protegidas por estarem em suas casas ou escritórios, e acabam revelando coisas que jamais mostrariam por meio de contato pessoal direto com outras pessoas. E diferente de um contato real, as informações ficam permanentemente disponíveis ali para serem administradas e acessadas.

Algumas pessoas acabam vivendo mais na rede social que na vida real. São fortemente afetadas pelo que acontece na rede social. Há pessoas que tem suas carreiras e vidas significativamente afetadas porque gastam muito tempo e preocupação nas redes sociais.

Essa força silenciosa e invisível que se infiltra na vida de milhões de pessoas vem mudando o padrão das relações humanas. E certamente deve ter chamado a atenção de quem trabalha com a opinião pública ou busca influenciar o comportamento das pessoas visando ganhos econômicos, por exemplo.

Paranoia ou fato, pouco importa. A lógica mostra que existe um risco associado à vida virtual nas redes sociais, seja por existirem grupos manipulando e usando as informações disponíveis nas redes sociais, seja porque as pessoas se perdem na rede e perdem o foco de suas vidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário