27 de out. de 2013

Cachorro Vinagre - O Pequeno Lobo Brasileiro


O ‘cachorro-vinagre’ (Speothos venaticus Lund) também é conhecido, dependendo da região, como ‘cachorro-do-mato-vinagre’, ‘janauiras’, ‘jaguaracambé’ ou ‘acarambé’ (do tupi guarani, que quer dizer cachorro-do-mato). Tinha uma ampla e densa distribuição no Brasil. Hoje está ameaçado de extinção. Como é uma espécie de interior de florestas, sua população tem sido reduzida drasticamente pala redução de seu hábitat devido ao desmatamento.
Além disso, o problema do contato com o ambiente humana trás um fator adicional de pressão sobre esta espécie. O cachorro vinagre é um predador potencial dos animais domésticos, o que torna o encontro da espécie com o ser humano um problema. Como possui hábitos diurnos, está mais exposto, podendo esse ser um fator adicional.
Mas o status de conservação dessa espécie é incerto. Seus hábitos são pouco conhecidos pela ciência. Por ser um animal bastante arredio, seu estudo e observação não é uma tarefa fácil. Geralmente evita a presença humana e o contato com animais domésticos. Procura tocas para se abrigar e se esconder. Sua coloração também o ajuda a se camuflar na floresta, pois se confunde com a cor do solo, troncos de árvores, etc. No estado de Minas Gerais foi considerado extinto desde 1995, sendo seu último avistamento em 1840. Somente 167 anos depois, em 2007, o cachorro-vinagre foi novamente avistado no Parque Estadual Veredas do Peruaçu (MG). 

Fonte: AgênciaMinas; Foto: Guilherme Ferreira / Instituto Biotrópicos

Apesar de pouco conhecido, já foi bem popular no passado. Existe inclusive uma expressão, não tão usada atualmente, associada ao animal e difundida em diferentes estados do Brasil, que é: "Vai te deitar vinagre!", e é usada normalmente quando alguém está incomodando. Porém, hoje um pouco esquecido por uma cultura cada vez mais urbanizada, a espécie corre sério risco. A origem do nome ‘cacchorro-vinagre’ é incerta, mas há duas possíveis origens. Uma delas, a mais provável, seria pelo fato de a urina do animal ter ‘cheiro semelhante a vinagre’. A outra seria devido à ‘cor de vinagre’ do pelo.
Nos ecossistemas, o cachorro-vinagre desempenha uma função importante na cadeia alimentar. É o único canídeo brasileiro que vive em grupos. Por essa razão tem uma dieta variada, a mesma razão pela qual incomoda o homem em ambientes rurais. Alimenta-se de animais bem pequenos, como sapos, ratos, etc. E, apesar de ser pequeno, medindo até cerca de 70 cm e pesando até 8 kg, se alimente também de animais bem maiores que ele, como filhotes de filhotes de capivara e anta, graças ao comportamento de grupo. Pode inclusive perseguir e capturar sua preza dentro da água. Possui adaptações para isso, como membranas interdigitais nas patas, o que melhora a eficiência do deslocamento na água.
O cachorro-vinagre forma pequenas matilhas de até cerca de 10 indivíduos — com registro de até 12 indivíduos , o que lhe permite articular a caçada de animais grandes. Grupos estudados foram observados organizados de forma que, enquanto alguns perseguiam a preza na água, outros se posicionavam em vigia em terra, cercando a preza. Por essa razão, compete com outros predadores maiores, como a onça, e pequenos, como a jaguatirica e o graxaim.

Fonte: Redação UOL Crianças; Foto: Edson de Souza Lima

Contudo, até recentemente não existiam programas específicos, exceto ações pontuais, voltados à conservação dessa espécie. Porém, recentemente, o Plano de Ação Nacional de Conservação do Cachorro-Vinagre, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vai começar um programa de reprodução em cativeiro no Parque Zoobotânico de Parauapebas, na Floresta Nacional de Carajás, Pará. O objetivo principal é tentar retirar a espécie da categoria 'vulnerável' do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Mas, a conservação de qualquer espécie exige um envolvimento de todos os setores da sociedade. E para que qualquer iniciativa de conservação de uma espécie dê certo, o primeiro passo é conhecer a espécie que se quer conservar. Então, aproveite para conhecer um pouco mais sobre o cachorro vinagre (ver Fontes no final).

Bottom de divulgação do site Ecologia – Produtos e Conscência

 Leon Maximiliano Rodrigues

Fontes:
Diretoria de Biodiversidade do IEF / Ascom-Sisema. 2007. Cachorro-do-Mato-Vinagre é avistado em Minas após 167 anos. Instituto estadual de Florestas (Minas Gerais). Dispnível em <http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/260-cachorro-do-mato-vinagre-e-avistado-em-minas-apos-167-anos> Acessado em 27/10/2013.
AgênciaMinas. 2013. Cachorro-vinagre é registrado no Norte de Minas Gerais. Agência Minas – Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais, Meio Ambiente. Disponível em <http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/cachorro-vinagre-e-registrado-no-norte-de-minas-gerais/> Acessado em 27/10/2013.
Bourscheit, A. 2012. Raro cachorro-vinagre é registrado vivo em MG. WWF Brasil. Disponível em <http://m.wwf.org.br/participe/empresas_meio_ambiente/?32942/Raro-cachorro-vinagre--registrado-vivo-em-MG> Acessado em 27/10/2013.
Paschoal, F. 2013. Cachorro-vinagre: reprodução em cativeiro tenta salvar animal ameaçado de extinção. National Geographic Brasil: Curiosidade Animal. Disponível em <http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/cachorro-vinagre-animal-ameacado-de-extincao/?utm_source=redesabril_ngb&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_ngb> Acessado em 27/10/2013.

Link Recomendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário