Um
tema bastante discutido há muito tempo, mas sempre distante da realidade do
processo de educação agora conta com evidências científicas. “Aprendemos melhor
quando temos interesse”, e esse deveria ser um dos princípios orientadores mais
importantes da educação em todas as fases da vida.
A
theme much discussed long time, but always distant from the reality of the
education process now has scientific evidence. "We learn best when we are
interest," and this should be one of the most important guiding principles
of education at all stages of life.
Uma
pesquisa publicada por Matthias J. Gruber e colaboradores na revista Neuron (2014) trás fortes evidências da
relação da aprendizagem com a curiosidade. Veja abaixo o comentário sobre o estudo publicado recentemente na revista Nature (seguem os links para o comentário e artigo no final da postagem).
A
survey published by Matthias J. Gruber and colleagues in Neuron (2014) magazine
offers strong evidence of the relationship of learning with curiosity. See
below the comment on the study recently published in Nature (follow the links
at the end for the comment and article).
Como
a Curiosidade Melhora a Aprendizagem
How Curiosity Enhances Learning
Dunas de areia clara com areia escura na superfície de Marte em imagem obtida pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). (Fonte: Folha de São paulo). "A curiosidade levou os cientístas (e a ciência) a transcender as fronteiras no nossos sistema planetário, e tem levado nossa percepção cada vez mais longe".
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A curiosidade aumenta a capacidade das pessoas de aprender e reter novas informações, graças a centros de recompensa e de memória chaves no cérebro.
Curiosity
boosts people’s ability to learn and retain new information, thanks to key
reward and memory centres in the brain.
Matthias
Gruber e seus colegas da Universidade da Califórnia (Davis, CA) pediu a voluntários
para avaliar seu nível de curiosidade para uma série de questões triviais, e então
escaneou seus cérebros enquanto ouviram as perguntas e esperaram pelas
respostas.
Matthias
Gruber and his colleagues at the University of California, Davis asked
volunteers to rate their level of curiosity for a series of trivia questions,
and then scanned their brains as they saw the questions and waited for the
answers.
No
caso de questões sobre as quais eles estavam curiosos, os participantes lembraram
melhor de respostas do que para questões sobre as quais eles estavam menos
interessados. Os escâneres do cérebro mostraram aumento de atividade durante
este aprendizado em regiões responsáveis por recompensas e regulam a formação
da memória, e revelou elevada conectividade entre as duas regiões.
For
questions that they were curious about, participants remembered answers better
than for questions in which they were less interested. Brain scans showed
increased activity during this learning in regions that respond to reward and
regulate memory formation, and revealed heightened connectivity between the two
regions.
Foram
mostrados rostos alheios aos voluntários enquanto aguardavam as respostas
triviais, e eram melhores em aprender as faces quando sua curiosidade era
despertada. Isto sugere que a curiosidade também contribui com a aprendizagem
de informação incidental.
The
volunteers were shown unrelated faces while they waited for the trivia answers,
and were better at learning those faces when their curiosity was aroused. This
suggests that curiosity also helps with the learning of incidental information.
Comentário da Naturei:
Artigo original:
Neuron
http://doi.org/v6m (2014)
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